terça-feira, 30 de agosto de 2011

Criando Portfólio em Hipertexto

O portfólio é instrumento para organização de trabalhos usado em diversas áreas.

Seja no âmbito empresarial, no ramo da publicidade ou na educação, o portfólio visa facilitar a forma como é organizado os trabalhos de determinado local ou a produção profissional do indivíduo.

No ramo empresarial e na publicidade, o portfólio tem como objetivo reunir todos os trabalhos realizados pelo profissional ou pela empresa, de forma a se conhecer a sua produção ou seu perfil público.

Veja um exemplo de portfólio empresarial clicando AQUI

No ramo da Economia e Finanças, o portfólio abrange um conjunto de investimentos ou aplicações financeiras mantidas por determinada empresa ou indivíduo, fazendo parte de sua estratégia com o objetivo de diminuir riscos.

A ênfase desse artigo será na criação de um Portfólio no âmbito da Educação.

Veja a seguir como construir seu Portfólio.



Diferente dos outros ramos, o portfólio na Educação é parte importante na formação do professor.

O portfólio na Educação, não é propriamente a reunião de toda a produção pessoal do indivíduo, mas sim um instrumento reflexivo sobre o processo de aprendizagem. Através dele se favorece o pensamento complexo e, com esse método de trabalho, é possível pensar nas diversas formas de aprender. Geralmente, é uma reunião de documentos ligados a um texto, seguindo uma lógica reflexiva. É então, normalmente uma coletânea de documentos ligada a um texto seguindo uma lógica reflexiva.

Sendo assim, na Educação, o portfólio é um veículo que mostra como o indivíduo aprende, isto é, um instrumento de avaliação para a aprendizagem, e não da aprendizagem.

Normalmente, um portfólio pode ser usado tanto por alunos, quanto por professores e, em sua forma escrita, se apresenta com a seguinte estrutura abaixo (mutável):

Capa
Índice
Introdução
Hipótese
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento social
Desenvolvimento acadêmico
Conclusão
Anexos
Bibliografia

Entretanto, atualmente são muito usados os meios digitais para a sua representação.

Como nosso objetivo é compartilhar informações digitais, veremos então como criar um portfólio na Educação, dentro de um blog.

O blog foi o recurso digital escolhido para a construção do portfólio deste exemplo, pois é uma ferramenta de fácil manuseio e que, quando bem configurada, pode mostrar de forma bem clara e objetiva qual o caminho traçado pelo indivíduo durante o processo de aprendizagem.

A primeira dica para se montar um bom portfólio é organizar o material disponível. Verifique o que de fato é importante para sua trajetória e faça um planejamento de como isso será disposto. Fazendo isso, a pessoa descobre também a importância metodológica do ato de observar, registrar e refletir.

Concluído o primeiro passo, podemos agora organizar a estrutura do portfólio dentro do blog.

Há várias formas de se criar um portfólio através de um blog, mas para que o assunto não se estenda tanto e não fique tão cansativo, vou mostrar uma das maneiras que achei mais prática e organizada.

Podemos começar o portfólio fazendo as postagens normais de suas partes. Seguindo o modelo para portfólio escrito (em papel) mencionado no início dessa discussão e fazendo pequenas adaptações para o modelo virtual, tenho e seguinte resultado abaixo, sendo para cada parte, um post:

Introdução
Hipótese
Desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento social
Desenvolvimento acadêmico
Conclusão
Bibliografia

 
POSTANDO AS PARTES DO PORTFÓLIO

Vamos postar normalmente cada item do portfólio, no caso do meu exemplo, um post para Introdução, um post para a Hipótese, e assim sucessivamente:




Repita as postagens para cada item. Note que este é apenas um exemplo de estrutura de portfólio. Os títulos podem sofrer alterações diversas de acordo com a preferência do usuário. Os textos das postagens também podem ser formatados de acordo com o assunto abordado, contendo fotos, vídeos, links para outros sites, tudo conforme o gosto do usuário. Da mesma forma, a estrutura pode sofrer total alteração.

A intenção aqui é apenas mostrar a parte da construção virtual, isto é, aonde cada tópico será inserido e como montar a página principal do portfólio.

Após a postagem de todos os itens, veremos que eles estão todos desorganizados na página principal do post.


Não se preocupe, criaremos um local para abrigar cada link de forma que o acesso a eles será imediato e organizado.

 
CRIANDO A ABA PORTFÓLIO

O blog do Blogspot nos permite criar até 10 páginas independentes com conteúdo estático, isto é, cada aba contendo um único post, que pode ser editável a qualquer momento.

Veja o exemplo de blog usando abas:


Isso facilitará a organização do nosso portfólio, uma vez que criaremos duas abas: uma com título Portfólio, que abrigará os links das postagens do modelo acima mencionado; e uma segunda aba com título Quem sou eu, que será destinada a descrever as informações pessoais/profissionais do indivíduo: um perfil de quem está postando (nome, formação acadêmica, etc).

Siga abaixo o passo a passo para criar as abas e organizá-las:


CRIANDO ABAS (OU PÁGINAS) NO BLOG


Se você criou as abas e no seu blog, elas apareceram no canto junto ao menu, o procedimento para transferi-las para o topo da página é simples:



Na sua conta, entre no item Design:

  

Localize no menu lateral o item Páginas
 
 

Clique em cima do item Páginas, segure, arraste-o para o topo, aonde se lê “Adicionar um Gadget” e solte-o. Fazendo isso, o menu de abas ficará fixado no topo do blog. Concluído o procedimento, salve a mudança.

 

 
ORGANIZANDO AS ABAS (OU PÁGINAS)
NO BLOG


Agora que criamos e organizamos as abas e o visual do blog, vamos preencher o conteúdo das abas.

Se você criou a aba Quem sou eu, mas não inseriu texto, é possível editá-la a qualquer momento.

Acesse o local aonde foram criadas as abas:

 

Com o campo de edição aberta, insira o texto normalmente (como se fizesse um post comum), e publique-o:



Depois de configurada essa aba, vamos ver como organizar a aba Portfólio, que será aonde veremos todo o conteúdo separado por tópicos:


Agora que acabamos de configurar a aba Portfólio, veremos que a página principal ainda estará com os posts bagunçados. Minha sugestão é a de que você faça um post de apresentação, falando que este é um blog que mostrará seu portfólio ao longo de seu processo de aprendizagem, e que na aba Portfólio o visitante do blog encontrará todo o conteúdo em hipertexto de forma organizada. Para enriquecer essa apresentação, complemente o texto com figuras, talvez vídeos, ficará bem legal.

Abaixo vou deixar dois links para visita, de blogs cujas usuárias fizeram seus portfólios, com a estrutura de mostrar somente sua produção durante um curso.

Uma das usuárias o fez em forma de pdf no Scribd, linkando o arquivo para o blog, e a outra usuária o fez praticamente da mesma forma que nosso exemplo, mas sem utilizar abas, fazendo um post normal na página principal.

Acessem:


Um outro exemplo de portfólio também pode ser visto no link abaixo, criado em slides:



Dúvidas, sugestões e críticas: 

1 comentários:

Blog deFátima Pessoa (professora) disse...

Cris, muito obrigada por ter atendido meu pedido! Parabéns por está escrevendo sobre Informática, em especial, as tecnologias digitais, tendo em vista a contribuição para todos nós.Nesta área, sempre tempos algo novo a ser descoberto!
Um abraço,
Fátima Pessoa

Postar um comentário

Comentários